Estes foram os primeiros vídeos mostrando um pouco do que viria a ser o MEP Video Tools!
Este projeto surgiu de uma necessidade pessoal: eu gosto de adicionar uma marca d´água bem leve nos meus vídeos num dos cantos, como fazem as emissoras de TV. Especialmente vídeos externos ou de ônibus, um hobby que tenho. Se tiver curiosidade, confira esta playlist com vários ônibus de São Paulo :P
Diante de tantas dificuldades em achar programas bons para isso, acabei me contentando em usar textos simples com editores básicos, como o Movie Maker no Windows ou uma legenda simples ao usar outros programas. Mas o “sonho” mesmo era ter a marca d’água aplicada de forma bem rápida, pois não tenho paciência para os softwares de edição só para fazer isso. Sem contar que são dezenas de vídeos que quero carregar! Seria impraticável editar um por um num editor convencional. Aí surgiu a primeira necessidade: marca d’água em vídeos. Descobri o maravilhoso recurso no ffmpeg, nem sabia que dava, e então comecei a testá-lo… Mas terminal para esse tipo de coisa não dá, né?! Optei por fazer uma interface para uso pessoal. Mas é tão útil que é desperdício ficar só comigo! Aí veio o objetivo: tornar o programa algo mais bem conhecido e utilizável.
Outra motivação se deu com um problema pessoal aqui em casa: um parente precisou deixar uns peixes por aqui temporariamente, mas o som das bombinhas acabam incomodando e, ao gravar de madrugada, “aparecem” nos vídeos/áudios. Aí fui pesquisar como remover ruídos de forma automatizada (já falei que sou preguiçoso? Nunca que iria editar todos os vídeos, um por um… Não nessa minha fase atual!). Aí encontrei o sox, ferramenta de linha de comando também. Excelente, por sinal!
Com isso veio a proposta de juntar tudo num programa só. Fazia tempo que eu não lançava software novo mesmo! Eu fiz uns aplicativos para Windows há bastante tempo, sendo os mais famosos o Mondego Player (bem avaliado no Baixaki!) e o Mep Spy (software de monitoramento do computador para proteger os filhos ou monitorar legalmente funcionários). Os outros têm utilidades mais restritas, então acabaram servindo apenas de aprendizado mesmo. Mantive um fork do Inno Setup com alguns diferenciais que precisava, nascendo o Mep Installer (um criador de programas de instalação). Mas parei de atualizá-lo depois que o Inno Setup ficou mais poderoso. Desde os primeiros passos no Delphi um programa que sempre usei ao estar no Windows é o Mep Texto, ele foi a base para todo o aprendizado. Ao mesmo tempo em que aprendia, ele era útil para mim! Inclui nele atalhos para colocar negrito, itálico, links e outras coisas em HTML, além de salvamento automático do texto e criação de backups para poder recuperar edições anteriores. Depois parei de atualizá-lo, mas no Windows tenho o costume de utilizá-lo vez ou outra para redigir posts pros blogs.
Desde 2010, 2011 não tenho mais mexido com programas. Quero fazer jogos e apps mobile, estudo isso no tempo vago, mas também curto os desktops… Iniciei um projeto de jogo de terror para estudar Unity 3D (Projekt 407). A necessidade de colocar marca d’água em vários vídeos, junto com o conhecimento básico de programação no Lazarus/Delphi… Nada mal partir para um programa novo que solucionasse essa pendência né?!
A motivação e a prioridade foram pessoais para resolver um problema meu. Mas o programa veio para ficar!
Ele tem a ambição de ser o programa mais fácil do mundo para adicionar marca d’água em vídeos. E depois disso, fazer outras coisas também, que foram e estão sendo adicionadas ;-)
Confira abaixo um pouco do projeto nos primeiros dias de desenvolvimento!